O Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA) anunciou os vencedores de seus Prêmios de Excelência Internacional de 2018 e o Arquiteto Emergente Internacional de 2018. Os 20 projetos foram escolhidos a partir das inscrições para o Prêmio Internacional RIBA, cujo vencedor será anunciado em novembro de 2018. Os brasileiros Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, fundadores do escritório brasileiro Aleph Zero foram escolhidos como o escritório emergente de 2018.
Os 20 vencedores dos Prêmios por Excelência Internacional vêm de 16 países, abrangendo desde grandes projetos de infraestrutura urbana, destinos culturais e edifícios educacionais, espaços cívicos, casas particulares e locais de culto. Os projetos também formam uma longa lista para o Prêmio Internacional RIBA 2018, que será reduzido a quatro edifícios em setembro de 2018 e, em última análise, um vencedor em novembro.
O projeto vencedor será “um exemplo de excelência em projeto, ambição arquitetônica e impacto social significativo”. O prêmio inaugural foi entregue ao escritório Grafton Architects em 2016, que atualmente trabalha na curadoria da Bienal de Arquitetura de Veneza 2018.
O RIBA International Emerging Architect 2018 foi entregue a Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, fundadores do escritório brasileiro Aleph Zero. O projeto “Moradas Infantis” em Formoso do Araguaia, em colaboração com Rosenbaum, faz parte da lista para o Prêmio Internacional 2018, e oferece moradia para 540 crianças em idade escolar. Construído a partir de madeira pré-fabricada e reflorestada, o esquema demonstrou o valor da comunidade e a importância do uso dos recursos naturais de forma inteligente e sustentável.
É sempre um prazer reconhecer e premiar talentos emergentes. Ficamos impressionados com a forma como os arquitetos abraçaram a questão de como a arquitetura pode estimular seus usuários, bem como a comunidade do entorno, em uma região rica em recursos naturais, mas pobre em oportunidades, educação e recursos econômicos.
-Julia Barfield, Chair, RIBA Awards Group
Os 20 esquemas vencedores anunciados pelo RIBA podem ser encontrados abaixo, completos com uma descrição do júri de sua ambição e valor, e um link para nossa cobertura anterior.
Vencedores
The Ancient Church of Vilanova de le Barca / AleaOlea Architecture & Landscape
Audain Art Museum / Patkau Architects
BBVA Bancomer Tower / LegoRogers (Rogers Stirk Harbour + Partners and Legorreta + Legorreta)
Buendner Kunstmuseum Chur / Barozzi Veiga
Captain Kelly’s Cottage / John Wardle Architects
Central European University Phase 1 / O’Donnell + Tuomey
Moradas Infantis / Rosenbaum + Aleph Zero
Lanka Learning Center / Feat Collective
Musee d’arts de Nantes / Stanton Williams
Museum Voorlinden / Kraaijvanger Architects
Sancaklar Mosque / EAA-Emre Arolat Architecture
Stavros Niarchos Foundation Cultural Center / Renzo Piano Building Workshop & Betaplan
Studio Dwelling at Rajagiriya / Palinda Kannangara Architects
Tatsumi Apartment House / Hiroyuki Ito Architects
Toho Gakuen School of Music / Nikken Sekkei
University of Amsterdam / Allford Hall Monaghan Morris
Vertical Forest / Boeri Studio (Stefano Boeri, Gianandrea Barreca, Giovanni La Varra)
Xiao Jing Wan University / Foster + Partners
Notícia via: RIBA